CAMPANHA PELA REAL BELEZA- O que você mais gosta em você?

Por que será que algumas pessoas consideram tão difícil encontrar em si alguma coisa boa, alguma coisa bonita. Por que e mais fácil idealizar e estereotipar o outro? Será que se conhecêssemos tão bem o corpo do outro, quanto conhecemos o nosso, o idealizaríamos da mesma forma?
A DOVE vem me surpreendendo há algum tempo com os comerciais que têm produzido, fazendo a campanha pela real beleza. Dessa vez, perguntou à mulheres "o que você mais gosta no seu corpo?" e diante das respostas, perguntou "o que você mais gosta no corpo da sua amiga?". Notem que, no vídeo (e sabemos que não é só nele), as mulheres encontram dificuldade para falar de si, e sobre a amiga, logo acham algo de bom.
Para entenderem, vale à pena assistir o vídeo:
Ainda não vi o vídeo na televisão, mas é muito legal saber que vídeos como esse atingem grandes massas. Leva à reflexão e incentiva mulheres comuns a se valorizarem mais, passando a ver em si, qualidades que antes só eram vistas no outro.
Sobre isso, acho interessante contar sobre uma garota que tive o prazer de conhecer essa semana. Casos como esse, me fazem ter mais prazer de continuar com o blog e perceber que algumas pessoas vêem em nós, blogueiras, um apoio e incentivo para aceitar o que é real em nós.
Estou falando sobre a querida Tamy, 18 anos, que mora em SP*.
Conversando via MSN, fiquei surpresa com algumas coisas que ela me disse...
" é tão legal ver meninas que são gordinhas e lindas...e se amam..estão bem..vejo em vc o que eu queria ser!"
O blog possibilita, sim, que pessoas enxerguem isso em nós (digo nós por não ser a única gordinha com essa proposta. Flaviana, Camila, Bruna, e várias outras fazem o mesmo que eu). A maior vontade é que pessoas como a Tamy não nos idealizasse, mas passasse a se ver como uma gordinha linda e que se ama.
Ela é uma menina linda, com rostinho amável, sorriso lindo; contei isso a ela, e a reação, mais uma vez, foi:
"ai meeu Deus...as pessoas ficam falando isso mas nao vejo"

Entendem a relação dela com o vídeo? Não seria muito mais prazeroso para ela aceitar e passar a viver como a menina linda que ela é?
Eu sei que falar é muito mais fácil de praticar, mas a proposta é que se comece aos poucos.
Se sentir uma mulher bonita e atraente, coisa que ela me contou não se sentir, não depende da aprovação externa. Depende da própria pessoa se olhar no espelho e identificar o que gosta em si, identificar sues pontos fortes, sua personalidade, suas características e usar isso a seu favor para atrair pessoas para si, e aí sim, se tornar uma mulher bonita e atraente.
Gosto de ser procurada e de poder promover ajuda. Tamy me contou que nunca saiu sem cinta prendendo a barriga, e não sei se por conta da nossa conversa ou não, dois dias depois, ela veio me contar que conseguiu ir à escola sem usar, e que ninguém notou diferença.
Isso é imensamente prazeroso, é uma sementinha que plantamos na pessoa, querendo melhorar seu modo de viver.
Falando sobre corpo, imagem corporal, satisfação, ela me contou:
"queria só me arrumar olhar no espelho e gostar do q vejo, me sentir beem, NORMAL, essa é a palavra"
Tudo o que eu não quero ser, é ser normal. Fugir do mesmo, do igual, do padrão, da regra, do normal. Quero ser eu, quero ser reconhecida pelo meu "eu", tentando não me ocultar entre tantas as pessoas "normais" que existem.
Pra terminar, e ainda fazendo referência ao que estou discutindo hoje, destaco um trecho da conversa que foi um pouco marcante para mim:


Amandinha diz:
*o que você gosta em você?
** Tamy Andrade!    A medida de é amar sem medida! diz:
*espera ai que eu to pensando..
*ai eu nao seii

Amandinha diz:
*peeensa mais que vc acha

**Tamy Andrade!     A medida de é amar sem medida! diz:
*juro que eu nao sei
*nao to fazendo manha nao

Amandinha diz:
*nao é só sobre o corpo, é qualquer coisa

**Tamy Andrade!   A medida de é amar sem medida! diz:
*meeu  DEUS, eu nao consigo achar uma coisa pra te falar

Amandinha diz:
*vc é inteligente? é engraçada?
*é compreensiva? Alguma coisa...

**Tamy Andrade!   A medida de é amar sem medida! diz:
*antes eu gostava de ser alegre..sorridente ...espontânea...mas perdi isso por essas coisas que sinto sabe


Espero que dia após dia ela vá percebendo que não importa o formato do corpo que ela tenha, importa o que ela é e deseja para si. Estabeleça sua compreensão da imagem corporal na relação que tem consigo mesma, e não na relação com os outros.
Lembra da postagem que fiz dias atrás falando da mudança de significados?
Talvez esteja faltando um pouquinho disso... atribuir novos significados e entender que viver é muito mais importante do que o rótulo de "ser".
....................................................

Diante disso, eu pergunto:

O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NO SEU CORPO?
 Conta pra gente!


Beeijos,
Amandinha♥

8 comentários:

  1. AI TAMMY TEM QUE SE AMAR VIU

    VC DEVE SER LINDAAAAAA

    BEM O QUE MAIS GOSTO EM MIM NO ROSTO É MEU SORRISO
    E NO CORPO GOSTO MTO DO MEU BUSTOOO

    ENFIM ME AMOOOOOO RSSSS..

    E TEM QUE SER ASSIM

    BJOM GATAS

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amanda!!!

    É difícil dizer o que eu gosto no meu corpo... Afinal, eu sou toda linda! rsrsrs

    Falando sério, gosto do meu rosto. Sou expressiva, fotogênica. E tenho um baita sorriso!

    Ah, e das minhas pernas, também! Amo andar com elas de fora!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito dos meus olhos, dos peitos (hihi), do cabelo, apesar do trabalho q dá rs, das pernas... só dispensaria meeeesmo a barriguinha, e queria q meus pés fossem um numero menor pra achar sapatos mais facil rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o meu sorriso!

    bju bju
    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh! Fala sério!! Eu me amo!! Huahauahuaha! Tenho um sorrisão sempre estampado no rosto!! E um bom humor de dar vontade de rir em muita gente!! Hahauhauahuaha!! Passei para te convidar para participar do sorteio que está rolando no Freneticidade!! Huahauhauahuaha! O Blog está faqzendo 5 anos! E quem ganha presente é você!! beijão!!! Rê!!

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, era disso que eu tava precisando, bom o que eu mais gosto em mim é o sorriso, embora eu tenha aprendido a gostar de tudo em mim, eu gosto mesmo é do meu sorriso!
    beeeijos

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, a informação é ótima...

    Gostei do seu blog e do mix de informações...

    Seu blog é muito fofo e com conteúdo...

    Já estou te seguindo, se quiser passa lá no meu para dar uma olhadinha!!! E se quiser, segui tb...

    Bjos.

    http://modaeexcelencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi querida, td bem?
    Depilaçao de virilha o que acho melhor é a cera quente. Gosto de fazer em salão mesmom pq fica mais bem feito.
    bjs

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião!