Mudar os Significados...


Significados de mudar: 

v. t.
1. transformar
2. levar de um lugar para outro

v. int.
1. transformar-se
2. ir viver para outro lugar
3. variar
................................
Já pararam para pensar no quanto "atribuir significados" pode limitar o nosso modo de viver?
Significar alguma coisa é "dar nome a", é tirar aquilo da posição de coisa e transformar em ALGUMA COISA.
Por experiência sei como é difícil olhar o cotidiano de uma forma resignificada. Muita gente tem o costume de observar as pessoas, observar os lugares, fotos, quadros, etc. O difícil é observar sem aplicar à essa observação os nossos conceitos.
Pensem em como seria se você observasse o outro imaginando o que o outro está sentindo, e não o que VOCÊ sente quando o observa. Ver um quadro e imaginar o que o artista estava sentindo quando pintou, e não o que você sente quando o observa. Ir a uma praça e imaginar o porquê das pessoas se comportarem daquele jeito ali. Imaginar o que elas pensam, o que elas sentem, o que elas querem... É quase como brincar de adivinhar o pensamento do outro.
Isso, dentro do contexto do blog, faz muito sentido.
Vivemos numa luta de quebra de preconceitos, querendo que dia após dia, as pessoas adquiram novos conceitos e aprendam que a diferença e a individualidade exista. Como cobrar que o outro me entenda, se eu não posso entender o outro? Como querer que ele imagine o que eu penso, se eu nãoconsigo imaginar o que ele pensa?
Seria mais fácil se pensássemos em voz alta, não conseguíssemos conter e esconder o que pensamos sobre o outro, barrando e manipulando nossa sinceridade. Fácil, porém perigoso.
Pensar em voz alta implica em pensar o bem, não invejar, compreender, estar disposto, criticar construtivamente e uma série de outras coisas e valores que precisariam ser retomados. Valores que muitas pessoas já perderam, e que nem se deram conta por não parar para prestar atenção em si. Se eu sequer olho pra mim, quem dirá para os outros. 
Mudar...
Transformar: Seu modo de viver, seu modo de pensar, seu modo de agir.
Levar de um lugar para outro: Conhecer, esteja disposto, viajar, conversar, sentar na outra ponta do sofá. Leve suas ideias do pré-conceito, para o sem conceitos.
Transformar-se: Comece a mudança por você. Se você quer que te vejam como ser humano (que é o que sempre se discute em blogs da mesma temática que o meu), passe a ver os outros da mesma maneira. 
Ir viver para outro lugar: Nesse contexto, não é a mudança física. Viver em outro lugar, aqui, é mudar aquilo que não é tão bom, para aquilo que pode ser ótimo. É um trabalho longo e cansativo, mas que precisa ser aplicado. Todos precisamos disso...
Variar: ser o que quero ser naquele dia é o que mais importa. Mesmo tendo inúmeras regras a seguir, padrões que já estão estabelecidos, variar dentro dessas regras, padrões pode ser muito divertido.
É, falta isso. Diversão. 
Precisamos gostar mais do que fazemos, de como fazemos, do que somos.
Ser gordinha, é só ser gordinha. Aliás, gordinha é só um significado ao corpo de quem tem formas redondinhas, avantajadas. Lembra do nome?! Posso resignificar o gordinha, para bonita, para divertida, para interessante, para qualquer coisa que faça bem pra mim. 
E quando me perguntarem o que eu sou?! 
Ahhhhhhh, eu sou bonita, sou gostosa, sou divertida.
Não se limite a ser gordinha!
.....................................................
...é, eu preciso aplicar isso a mim!

Amandinha♥

5 comentários:

  1. Adorei o post.
    O importante é sempre manter a auto estima
    Beijos e um otimo fim de semana
    ......................
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amandoca!!

    Não sei se vc coleciona selinhos, mas tem um pra vc lá no Ffoleca, pois achei que esse tem a cara do Linda GG.

    Beijos,
    Vanny
    www.fofoleca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. I'm sorry, Amandinha!!

    Já está lá:
    www.fofoleca.blogspot.com

    Beijos!!!!!!!!!
    Vanny

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Sempre adoro quando vc posta! :)

    ResponderExcluir
  5. Vc tem toda razão. Sabe... parei p refletir no q vc escreveu e reconheço que preciso de garra p reinventar muitas coisas no meu dia a dia.
    Bjao

    Luciana do Belíssima

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião!