Resenha de livro: As cinco pessoas que você encontra no céu

Olá bonitas, como estão aproveitando o carnaval? Eu decidi não fazer nada... sabe quando a gente não está no clima? Me contem sobre o de vocês!
Nessa época muita gente viaja, aproveita o feriado, desapega da internet... fiquei pensando se devia atualizar o blog, ou se esperaria o blog voltar à rotina de visitantes normal. Decidi atualizar pois mesmo que não sejam todas as minhas leitoras, sei que tenho algumas que não viajaram e não abrem mão de vir aqui me fazer companhia. Como disse no post anterior, tinha algumas postagens atrasadas para fazer. 

Vou começar por uma Tag que recebi do blog Meu Mundo Plus Size. Obrigada querida!!
Essa Tag é uma postagem atípica aqui no Linda GG. Essa, em especial, se chama Tag- Campanha de incentivo à leitura.
Fiquei feliz por ter recebido a tag, que é muito a minha cara. Eu adooooro ler, e vira e mexe estou comprando algum livro novo. Leio de tudo, um pouco de cada estilo de literatura, e vario entre literatura brasileira e estrangeira. 
Atualmente estou lendo a coleção da Marian Keyes, autora do sucesso Melancia. Adoro o jeito divertido dela de escrever. Talvez mais pra frente eu faça uma postagem falando sobre os livros dela e outros que já li.

Voltando pra Tag, basicamente eu teria que indicar um livro que eu tenha gostado. Confesso que entre tantos que já li é meio difícil escolher um só.  Depois de pensar bastante, acabei escolhendo um livro que não é o meu favorito, mas que me tocou de alguma maneira.

Livro: As cinco pessoas que você encontra no céu
Autor: Mitch Albom
Editora: Sextante
Ano: 2004
Sinopse: O livro conta a história de Eddie, um homem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele se dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo....E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por 5 pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor idéia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que muitas vezes não entendemos.

O que eu achei do livro?
Muita gente diz que o livro é autoajuda, outros dizem que é um livro religioso... eu não achei nem uma coisa, nem outra. Acho que a forma como a gente lê e entende algo vai ao encontro daquilo que acreditamos, à filosofia de vida de cada um, ou até daquela mensagem que a pessoa está precisando naquele momento. Para mim, As cinco pessoas que você encontra no céu é só a história do Eddie. Ponto. 
Apesar de ser um livro bem curto, com 186 páginas, ele não é um livro fácil de ler. A leitura não rende tanto, não é um livro que flui e que você só larga quando terminou a última folha. Para empacar mais o negócio, entre cada capítulo tem um episódio de "Hoje é aniversário de Eddie", que narra os aniversários que ele teve, que são sempre chatos e frustrantes.
Eddie é um velho ranzinza, mas de bom coração, que como muitos de nós, desperdiça muitos momentos de sua vida. Ele trabalha por quase toda a vida na manutenção de um parque de diversões e muitas das cenas narradas acontecem nesse cenário. Tem um gostinho de infância, sabe? É nesse cenário também que a principal cena do livro acontece, o último capítulo. Último na ordem de acontecimentos, mas este último capítulo vem como o primeiro do livro. Sim, a história começa pelo fim! Toda uma situação é narrada eeeeeeee... só vamos saber como essa situação termina quando terminamos de ler o livro. 
O livro é muito bem escrito, muito bem narrado e as narrações se casam, uma depende da outra para acontecer. A história tem muitos personagens peculiares, que conseguimos imaginar sua figura, ouvir a voz de cada um deles, sentir o cheiro e eu até arriscaria dizer que conseguimos ter o mesmo sentimento que o personagem principal poderia estar tendo naquele momento narrado. 
O grande barato do livro, e também o que deu o título a ele, é que depois que morre, Eddie vai para o céu, e como nós, ele não sabia o que aconteceria lá. Quando chega ao céu, tem alguém que está a sua espera, e depois outra pessoa, e depois outra pessoa, e assim sucessivamente, até completar as 5 pessoas. Cada uma dessas pessoas que ele encontra passou e marcou por sua vida de alguma maneira, ainda que ele nem conheça algumas delas. Durante a vida a gente fica com alguns "nós" que não conseguimos resolver, não é? Pois então, são as pessoas desses "nós" que ele vai encontrar. Talvez por isso algumas pessoas encarem o livro como espírita (que absolutamente não é), ou então de autoajuda. Mesmo sendo só a história do Eddie, ele promove uma reflexão... quem seriam as 5 pessoas que estariam nos aguardando no céu? Pois quais motivos essas pessoas estariam nos esperando lá? Quem você gostaria de encontrar no céu?
Enfim, é uma história da vida de um homem comum, como qualquer outra pessoa. Mas apesar de simples, é uma história emocionante e mesmo que não dê vontade de devorar o livro de uma vez só, é daqueles que a gente vai lendo devagarzinho até chegar no fim, como uma boa xícara de café quentinho.

Já tenho esse livro há alguns anos, e já o li duas vezes. Outra coisa que eu gostei demais, é que existe o filme desse livro. Normalmente os filmes de livros são mal adaptados, cortam a parte que a gente mais gostou enquanto lia, muda a história dos personagens...
Esse não. 
É um filme muito longo, de três horas ou mais, se bem me lembro, que também tive que assistir em duas partes, porque um filme tão longo de uma vez só é um pouco cansativo. O filme NÃO TIRA UMA VÍRGULA do livro. Nunca vi uma adaptação tão perfeita de um livro. A história integral, todas as passagens, narrações, cenas... está tudo ali. O que é gostoso, também, é que, pelo menos comigo, enquanto eu lia o livro, imaginava os personagens, o rosto, a voz, como já disse lá em cima, e quando assisti o filme, os personagens eram idênticos aos que eu tinha imaginado lendo. É realmente muito perfeito, muito bem produzido.

Capa do filme
Se você gosta do gênero Drama, não tem pressa para ler um livro ou assistir um filme, recomendo que o faça. Procure o livro ou o filme, ou até mesmo os dois, e se encante com a história!

Tenho certeza que de alguma maneira ele vai te dizer alguma coisa.

A regra da Tag é indicar para 10 pessoas responderem. É um pouco complicado isso porque não sei quem tem o hábito da leitura, mas vou indicar para as minhas amigas blogueiras. Participem se quiserem, queridas. Se você não foi indicada e quiser participar, é só levar a ideia para o seu blog! Quem participar, indique outros blogs se quiser. Essa regra de ter que indicar é bem chatinha.

Fabiana - Parada GG
Anninha - Funny Make Up
Mari - Fora das Medidas
Karllinha - Doces Curvas
Vanny - Fofeleca

E vocês, meninas, qual o livro da vida de vocês? Comentem!
Beijos

19 comentários:

  1. oi querida, adorei a indicação desse livro, já estou ligando para locadora para ver se tem esse filme para locar...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é "ou ame ou odeie". Depois me conte se vocÊ gostou.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, lindoooooona!!!
    Adorei a indicação, to precisando meeesmo!!! rsrs
    Blog tá perfeito parabens lindona! ameeeeei

    http://www.agorasoulinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio e que bom que gostou da indicação.
      Beijos

      Excluir
  3. Anônimo11/2/13

    Іf yοu dеѕire to impгove уouг
    knowleԁge sіmρlу keeр νіsiting
    thiѕ ωebsitе and be upԁated with the moѕt rеcent news upԁаte
    postеd heге.
    my site: Payday Loans no credit Check

    ResponderExcluir
  4. Já quero o livro! Rs
    Acho super bacana essas tag's de incentivo à leitura! Infelizmente vivemos em uma sociedade onde se acha tudo muito pronto, muito rápido... Exemplo disso são os áudio-livros (que para mim são totalmente inúteis!) Cadê a graça de sentir o cheiro do livro, cochilar e o livro cair no rosto, ficar desdobrando as orelhas do livro adquiridas por ler ou emprestar? Rs
    Enfim, meu livro de cabeceira é "O Pequeno Príncipe" embora seja uma leitura infantil. Mas não é! Essa é a magia do livro! Se sensibilizar com a sensibilidade do principezinho... Super recomendo! Leio sempre que estou chateada com algo ou alguém... Me faz despertar bons sentimentos! =))
    Um outro livro que li e gostei bastante foi Pequena Abelha, de Crhis Cleave. Não é um desses livros que você vai lendo e sacando a história de cara. É tudo muito embolado, confuso, sem nexo; e esse é o "tcharam" do livro!!! Rs No começo achei chato, muito cansativo; confesso até que cheguei a largar o livro de lado por três vezes, porém que depois pensei ter de saber do final pra me decepcionar por completo... Realmente me decepcionei, só que com a reviravolta do livro! Adorei! Prá quem é persistente, é uma boa pedida! Rs
    Amandinha, comprei o box dos Cinquenta Tons... Devo começar a ler no mês que vem... Quero resenha aqui no blog, viu!
    Beijo, linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. É muita preguiça de ler, de pensar, de entrar na magia de um livro né?
      Eu também adoro o pequeno príncipe, li pela primeira vez quando eu era criança, e só fui entender quando cresci.
      Fiquei curiosa pra ler Pequena Abelha,quem sabe compro pra ler também.
      Os cinquenta tons eu não li, virou tããão batido que me deu um pouco de preguiça. Vou assistir o filme e ver o que acho, se eu achar que merece, eu vou atrás do livro rs

      Beijos

      Excluir
    2. Pois então, criei uma certa resistência com o livro; mas como sou de fases e tô na minha fase 'melodramática', resolvi ler. hahaha
      Beijo, flor! Adoro seu blog e sua atenção com as leitoras (~le eu! Rs)
      Tudo de melhor pra você!!! =))

      Excluir
  5. eu adoro ler, e vou sim postar a tag amanha com um livro, tá??? obrigada pela indicação amandinhaaa
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Fabi. Participa sim.
      Beijocas

      Excluir
  6. Muito legal essa campanha! Adorei seu post. Você escreve muito bem, dá gosto de ler <3
    Estou seguindo aqui com certeza !!
    Venha me conhecer www.sagadebeleza.com.br
    www.youtube.com/sagadebeleza (se inscreva!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que elogio bom de receber, querida!
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá vim conhecer seu blog através de um link no blog da Fabi. Estou seguindo para voltar mais vezes. Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia receber novas leitoras. O Linda GG está de portas abertas pra vc! Volte sempre, querida.
      Beijos

      Excluir
  8. Adorei seu blog.. me segue?
    bjusss

    ResponderExcluir
  9. Excelente campanha!!!! e adorei a indicação, vou procurar!
    beijo, e voltarei mais vezes.

    Babi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, que bom te ter por aqui!!!
      Procura sim, e se vc ler, depois me conta o que achou. COmo disse, esse livro é meio "ou ame ou odeie". Gosto de saber outras opiniões.

      Beijoss!

      Excluir
  10. Que bom q participou! !!eu li esse livro e tenho ele guardado aqui,eu costumo ler e reler muitas vezes o mesmo livro!ainda nao vi o filme!BJSS

    ResponderExcluir
  11. Lindona ando totalmente sem tempo para responder sua tag, mas já lhe adianto que o melhor livro que li é Comer, Rezar e Amar porque em cada uma das etapas eu me identifiquei. A questão do amor próprio, de se encontrar, fazer coisas que lhe façam bem e enfim encontrar alguém que te complete é sensacional.
    Fora a questão da falta de atenção que eu tenho...rs...me ajudou muito na minha ansiedade. Super recomendo a leitura e o filme
    Obrigada pelo carinho e desculpe a demora.
    Beijos

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião!