Tendência Barroca - Uma moda de ostentação: O que é e como usar!

Olá meninas, como estão? Sexta-feira chegou, estão programando descanso ou agito? Junto com a sexta, março também está nos dando boas vindas. Março, para mim, é um mês especial, pois como já dizia a música "são as águas de março fechando o verão", é a chegada do outono, do tempo mais ameno, embora bastante chuvoso.
Para as estações mais frias, outono e inverno, uma nova tendência está sendo vista por aí: Tendência Barroca. Heim?!
A tendência barroca tem influência, obviamente, do período barroco, um estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e XVIII. Surgiu na Itália e difundiu-se pelos países católicos da Europa e da América. Esse estilo pode ser amplamente visto nas cidades históricas de vários estados Brasileiros, que preservaram a arquitetura, a arte, a pintura, desde aquela época. O estilo barroco pode ser encontrado nas cidades históricas de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, entre outros.
O estilo barroco tem um explendor exuberante! Foi a continuação do Renascimento, período este marcado pelas qualidades de moderação, economia, equilíbrio e harmonia, enquanto o estilo Barroco veio com contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância... Foi uma época de ostentação! Não é atoa que a arquitetura, estátuas, monumentos da época sejam tão carregados de detalhes, e a decoração repleta de cores fortes como vermelho, verde, azul e principalmente o dourado, motivo para as igrejas históricas serem cobertas de ouro em seu interior. Quem já teve oportunidade de conhecer esses lugares, não tem como não ter ficado deslumbrado.
O período Barroco não constitui só um estilo artístico, mas um período histórico inteiro, uma nova forma de entender o mundo.
Adoro História, e acho esse um dos períodos mais fantásticos da evolução dos anos.

Incrível, não? Então como traduzir toda essa grandeza para a moda? 
As estampas têm formas sinuosas, cores fortes e muito dourado. A característica principal é o contraste de cores entre a figura e o fundo. 
Se eu já adoro inverno, fico mais ainda na expectativa de vê-lo chegar só para poder essa tendência por aí. Espero que as brasileiras adotem!






FWPS 2013


 Adele e sua versão de barroco. Embora eu não tenha gostado do modelo, gosto dessa estampa. Não é o barroco com estampa dourada, visto mais frequentemente, mas é o colorido, contrastante.

 Outras sugestões e exemplos:

Para quem não conhece as igrejas históricas que comentei lá em cima, separei duas imagens para vocês verem a grandeza da arte barroca:




Lindo né?
Eu adoro essa tendência. E vocês???

Comentem!

18 comentários:

  1. É muito lindo. Acho bem legal, nos outros. Em mim acho que não usaria.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ousado né? Vamos ver muito isso na rua, logo logo dá pra acostumar.
      beijos

      Excluir
  2. Amooo essa tendência Amandinha, no FWPS desse ano o Edson Eddel estilista das noivas plus size apresentou um modelo de vestido de noiva nada convencional preto com dourado no estilo barroco. MA-RA-VI-LHO-SO!
    Bjão querida!

    www.tudodeb.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi esse vestido, Bruna... hehehe achei esquisito, mas bonito.
      Quero te ver usando barroco, vai arrasar.

      Beijos

      Excluir
  3. hummmm... não sei se eu gosto...

    Bem arriscado, né? Pra ficar brega e "cheap" é bem fácil!

    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o bom gosto tem que prevalecer... além do bom senso.

      Beeijos

      Excluir
  4. eu acho que tem que ser usado com moderação
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre! Qualquer coisa na verdade, né?
      Beijos

      Excluir
  5. É legal, mas acho tão esquisito.
    Te espero no Doces!!
    Beijos

    www.docescurvas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheehe Vc parece ser mais cool e descolada, acho que nao tem seu jeitinho mesmo.
      Adoro seu estilo.
      Beijos

      Excluir
  6. Ai eu não usaria por medo de arriscar mesmo.. E não curti também a roupa da Adele.

    Viu Amanda, vi que você faz psicologia, né?!
    E aí, tá em que ano?
    Quero voltar pro meu curso aí queria saber de alguém que faz pra saber mais coisas e tal.. :)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te responder lá no seu blog ok?
      Bjo bjo

      Excluir
  7. Vim conhecer o seu cantinho, adorei as dicas!
    Já estou seguindo =)
    Bom final de semana.

    Beijos
    www.artecomfeltro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo querida!! Volte seeeeempre!
      Beijos

      Excluir
  8. Eu to apaixonada por essa tendencia s2
    Essa saia(segundo exemplo) conquistou meu coração e ta alucinando meu bolso hahaha
    Beeijos ;*

    http://blogdamaryh.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAndei o link da saia pra vc lá no seu blog, MAry.
      Beijocas, querida!

      Excluir
  9. quais as marcas das roupas que aparecem no post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, então... eu não me lembro as marcas, mas sei que nas lojas Best Size e na Kauê Plus Size você encontra algumas dessas peças.

      Um beijo, desculpa não poder ajudar mais.

      Excluir

Vou adorar saber sua opinião!