Dove: Retratos da Real Beleza - "Você é mais bonita do que você pensa"

Bom dia pessoal, como estão? Para essa sexta-feira eu abri mão da postagem que eu tinha programado para dar espaço a uma postagem com a linha mais reflexiva. Vocês viram a nova campanha da marca Dove? Foi lançada essa semana e é um sucesso tamanha a sensibilidade da produção que fizeram. A campanha se chama Retratos da Real Beleza, reflete e reafirma o conceito que a Dove tem trazido nos últimos anos. 



A campanha foi criada por doze embaixatrizes que representam a marca em seus países de origem, e entre elas há uma brasileira, psicóloga, que trabalha e desenvolve diversos estudos sobre questões corporais - dizendo de modo grosseiro, pois o trabalho dela é muito mais amplo e profundo.
Essas embaixatrizes têm "trabalhado arduamente no sentido de pensar ações que ajudem mulheres, provenientes de inúmeras culturas e etnias, a sentirem-se suficientemente empoderadas e seguras para que a própria imagem corporal, aos poucos, torne-se algo menos persecutório e fonte de um menor número de embates internos, - desenvolver maior aceitação em relação ao próprio corpo/aparência pressupõe padrões de beleza menos engessados", como a própria representante brasileira da marca explica. Ela acrescenta, ainda, que o grupo de embaixatrizes vem tentando fazer de uma forma sensível e lúcida, e que é disso que tratam as campanhas que objetivam a melhora da autoestima de todas as consumidoras da marca.
Pensando nas campanhas anteriores, para quem ainda não viu a atual, alguém tem dúvida de que elas estão indo pelo caminho certo, e que, sim, as campanhas são sensíveis e lúcidas e que conseguimos nos identificar com elas imediatamente?

A campanha Retratos da Real Beleza traz consigo a ideia:
"Imagine um mundo onde a beleza é uma fonte de autoconfiança e não de ansiedade."
Relatam que mulheres são as principais críticas em relação à sua própria beleza. Na verdade, apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita.
Foi então que a marca resolveu realizar uma experiência que comprova algo muito importante: "Você é mais bonita do que pensa". Para isto, a agência Ogilvy & Mather Brasil teve a ideia de criar a campanha com o intuito de mostrar como as mulheres se vêem em comparação a como elas são vistas. 
No documentário destaca-se o trabalho de Gil Zamora, um artista forense experiente do FBI que cria retratos falados com base na auto descrição das pessoas.
O resultado disso, foi que a maioria dos retratos elaborados a partir do ponto de vista desconhecido mostrou uma imagem mais bonita, mais feliz e com uma descrição mais precisa da beleza destas mulheres. O que demonstra que, quando se trata de como as mulheres se vêem, a maior pressão é a que exercem sobre si mesmas. 
Abaixo, segue o vídeo:
(Infelizmente a legenda está beeem ruim, por isso fiz questão de explicar bem antes de colocar o vídeo.) 

Caso não visualise o vídeo aqui pelo blog, vou deixar o link dele no You Tube:
Notei, assim como outras pessoas que vi comentar, e achei interessantíssimo, que a descrição das outras pessoas criou um retrato muito mais parecido com a fisionomia real da pessoa. Nossa autoimagem, em função da pressão social que sofremos, fica distorcida e não nos vemos como realmente somos, consequentemente exigimos mais de nós. Olha a importância de mudar isso, lutar contra essas regras e imposições que nos são dadas implicitamente.
Seria interessante que cada um de nós pudéssemos passar por essa experiência. Fiquei tocada e emocionada ao assistir. Reparem no quanto surpresas e emocionadas as participantes também ficaram!

Acredito que a Dove está indo pelo caminho certo, realmente levantou essa bandeira e está indo cada vez mais fundo nela. Conheço -e estudo- o trabalho da representante brasileira da marca e confio demais no seu trabalho. Que assim como a Dove, novas marcas repensem seus valores e assumam essa causa.

Mais vídeos e os retratos no site:

Bom final de semana!
Comentem e opinem.

Beijos.

6 comentários:

  1. Eu achei muito legal esse vídeo! :D
    Com ele, outros poderiam ter essa iniciativa e dar uma bagunçada nessa moda ditada que temos aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... que nos sirva de exemplo.
      Beeijos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Realmente. Que bom que gostou!!

      Excluir
  3. Oii estou começando um blog sobre esse assunto que nos acompanha diariamente o peso. Se puder me acompanhar ficarei muito feliz.

    Beijinhos

    http://cantinhodagordinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Amandinha,
    Só para deixar aqui registrado que a sua resenha sobre a campanha está muito bacana - a meu juízo vc sacou com bastante precisão e acuidade o espírito da mensagem que tentamos transmitir nessa última peça publicitária. Parabéns pela divulgação engajada e inteligente!
    Bjks
    Joana Novaes
    Embaixatriz da Fundação Dove para Auto-estima

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião!