Óculos para gordinhas: Qual o modelo ideal? Como medir a largura do rosto?

Oi minha gente, como estão? Nada de boa noite/ madrugada! Na minha rua tem uma boate que não me deixa dormir, e eu estou muiiiito cansada, mas além do som da boate, a cada 5 minutos passa um carro com funk num volume que faz tremer as paredes de casa... isso as 2h da manhã. Impossível dormir desse jeito. O que me resta é vir para o blog adiantar o post dessa quarta-feira de feriado. Ahh, já aviso, esse é um daqueles posts gigantes, então sentem que lá vem história!
Tenho recebido pedidos frequentes para falar sobre óculos. Quais tipos de óculos ficam bem em pessoas gordinhas? Gente, cada gordinha tem o rosto de um formato, então é complicado generalizar, mas fui atrás de pesquisar e encontrei algumas dicas bacanas que valem compartilhar aqui no Linda GG e conversar com vocês sobre isso. 
Uma dica básica é sempre seguir o seu estilo. Não importa que tal modelo esteja na moda, se ele não faz seu estilo, não tem sentido você usar. Óculos é uma coisa que nós vamos usar por muuuuito tempo e com muita frequência, então escolha um modelo que você realmente gostar, que não vá pesar no seu rosto, que "vá" com todos os tipos de roupa que você costuma usar... enfim, algo que supra as suas necessidades. 
Nós gordinhas devemos nos preocupar para que os óculos não fiquem muito pequenos no rosto, principalmente nas laterais. As hastes dos óculos precisam estar adequadas às têmporas para não ficar marcando, afundando a pele, o que ao longo do tempo deixará uma marca quase permanente. Isso também pode causar muita dor de cabeça, pela pressão que a haste estará exercendo. Cuidado! Outra coisa que devemos notar, é se a parte de baixo da armação fica encostada na bochecha de forma que se você sorrir, movimentará os óculos. Isso não deve acontecer! Eles precisam ficar bem encaixados no nariz e ter a medida do seu rosto. No fim do post, colocarei uma foto para ilustrar isso aqui.

Quem me acompanha aqui sabe que não sou amiga das regras, mas o blog Tamanho P publicou umas imagens bem legais e ilustrativas que pode ajudar a sanar as dúvidas de muitas de nós. Elas colocam o tipo de rosto, que óculos favorece e o que deve evitar:


(testa e bochechas largas + queixo estreito)
Favorece: Gatinho, redondos
Evite: pedrarias, detalhes na parte superior do óculos


(testa ovalada, queixo ovalado)
Favorece: Grandões, estilo borboleta
Evite: armações quadradinhas, wayfarers


(testa larga, queixo quadrado)
Favorece: redondos, ovais, gatinho
Evite: óculos muito angulados, com cortes muito geométricos

(bocheches, testa e queixo estreitos)
Favorece: retangulares ovalados
evite: redondos, lentes coloridas



É um pouco didático, mas na prática nem sempre funciona assim. Pouca gente para pra pensar nisso na hora de comprar os óculos, sejam de sol ou de grau, normalmente a gente escolhe pela armação que nós mais gostamos visualmente, pelo detalhe que determinada peça tem. Enfim, gostos pessoais!
Separei, então, algumas imagens de gordinhas (pero no mucho) usando alguns tipo de óculos, desconsiderando as imagens acima. Na verdade, nem parei para ver se estavam "adequadas" a essas regras acima, fui mais pela questão da largura adequada dos óculos, modelos, etc. Pra saber se os você está no caminho certo da sua escolha, preste a atenção se o seu olho fica no centro da lente, na vertical e na horizontal. Esse é o ideal que fique, exceto em alguns modelos muito triangulares (super aviador).






Todas as imagens que uso aqui no blog eu pego do google digitando alguma palavra-chave para encontrá-las. Raramente entro nas páginas de origem, então se alguma imagem ferir alguém, por favor me avise para retirar do blog!
Encontrei esse mosaico que essa moça fez. Achei bacana porque tem dois exemplos do que não é tão bacana e do que é mais adequado:

Reparem que nas suas fotos de cima os óculos ficam muito justos ao rosto, encaixado na bochecha e a ponte do óculos (coisinha que encaixa no nariz), não está encaixada. nas duas fotos de baixo, os óculos são maiores, estão mais folgados no rosto dela, não estão apertando as têmporas como os de cima, embora as pontes também não estejam tão bem encaixadas, estão mais próximas do nariz do que as fotos de cima. Olhem como o modelo quadrado favoreceu o rosto redondo dela!

Muita gente compra óculos pela internet, fica meio perdida na hora de pensar "qual é o tamanho do meu óculos então?", "óculos tem medida?". Tem sim! E eu vou ajudar =) 
Primeiro vamos nos apresentar ao objeto:


Se você já usa óculos, repare que dentro da haste existem alguns números. São as medidas do seu óculos. Para comprar novos, se esse modelo encaixa bem em você, compre um da mesma medida. Se ele fica um pouco apertado, escolha medidas maiores.
E se você for comprar pela internet ou não puder provar os óculos antes, meça seu rosto e tire suas próprias medidas. Abaixo colocarei uma explicação de como fazer isso, que eu retirei de um site de ótica:

Medindo seu rosto para determinar o tamanho do seu óculos
Olhando para o espelho, segure uma régua ou uma fita métrica, de modo que esteja alinhado com o sua têmpora (veja a ilustração para um posicionamento adequado).
Você pode colocar uma caneta ou lápis em cada orelha para ajudar a posicionar a medição.
Meça em centímetros a distância entre a têmpora esquerda e direita.
Você precisará converter a medida de centímetros para milímetros, que é a medida utilizada para óculos.
Você deve pedir um óculos que o seu tamanho total varie no máximo de + ou - 4 milimetros do total do tamanho, ou seja, o tamanho medido pode variar um pouco na armação. Uma margem de erro de 4 milímetros não vai modificar tanto o resultado que você espera daquela armação no seu rosto.
Para converter sua medida de centímetros para milímetros é muito simples, é só multiplicar o valor em cm por 10,
ou seja, 5 cm é igual a 50 mm.
Depois que você mediu a largura total do seu rosto , você deve agora subtrair 6mm que são os valores das chaneiras (parte que liga o óculos e as hastes. Se não subtrair esses milímetros, o óculos pode ficar muito largo no seu rosto. 6mm é média total para ambas as chaneiras).
Talvez você não encontre óculos com a sua medida exata, então compre a que mais se aproximar e o resultado será mais satisfatório do que comprar um óculos sem experimentar, às cegas, sem ter ideia se ele servirá no seu rosto.

Para finalizar, encontrei uma foto para usar como exemplo do que não é muito legal acontecer. Não quero expor a pessoa, afinal todos cometemos deslizes em alguns momentos. Importa é se ela gosta do óculos que está usando. Mas já que estamos brincando de certo e errado, vejamos a foto abaixo:


Está praticamente apoiado nas bochechas delas. Vejam como fica estranho quando ela sorri. Se você não se importa com isso, compre o modelo que você gostar e seja muito feliz com ele, é isso que importa!
Já que vocês pediram, aqui estão as dicas. Espero que sejam úteis.

Oremos para esse funk acabar logo e eu poder dormir!
Beeeeijos

13 comentários:

  1. Oii amei o post sobre os óculos... eu amo aquele estilo viador(acho q é assim q se fala rss) mas infelizmente não combinam comigo, já que tenho rosto redondo...

    super bjs

    Silvia Nunes
    www.euqueropossoeconsigosim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAs querida, se vc gosta se joga nele... nem liga pra essas regras rs
      Beeeijos

      Excluir
    2. eu tenho o rosto redondo e adoro estilo aviador não abro mão de usar o que eu gosto e me sinto bem ,acho que fica legal não to nem ai para a opinião dos outros amoooo o meu aviador kkk bjsss meninas

      Excluir
  2. Sempre que vou comprar óculos faço a movimento com a boca como se estivesse rindo pra ver se a bochecha vai levantar o óculos hehehe... já riram de mim por causa disso..mas tô nem ai..heheh
    Adorei as dicas, não sabia sobre as medidas. Vou colocar muitas coisas em pratica a partir de agora na hora de comprar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu seeeeempre faço isso, Ellen rs, nem ligo também. O post ficou longo, mas acho que ajuda um pouquinho né?

      Beeeijos

      Excluir
  3. adoreiiii esse post mega util !!! conheci o blog hoje e adorei bjossss

    Blog :http://deborafernandesplus.blogspot.com.br/
    Fan Page : https://www.facebook.com/fernandes.debora?ref=hl

    ResponderExcluir
  4. Anônimo26/6/13

    Adorei, obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/7/13

    Olá Amanda ^^
    Bom... Eu tenho 16 anos e gosto muito de rock... Vai ser a primeira vez que vou usar óculos e eu queria algo que acompanhasse meu estilo indie rock sem ficar feio lembrando que meu rosto é redondo... Você poderia me enviar algumas imagens do que você acha que ficaria legal, vlw.
    Ps: Adorei o post *-*

    e-mail: jenniferfran_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo27/8/13

    Amei, meu rosto é redondo, mas queria um aviador. Huhusuhus Só que acho que quando eu ri, vai subir tudo! kkkk
    Bjuh

    ResponderExcluir
  7. Amei ad dicas obrigada minha querida!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14/10/14

    Amei as dicas tinhas muitas duvidas mas me ajudou bastante . Brigada bjus

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/11/14

    Amei suas dicas, Amanda! Me ajudou bastante! Você, por acaso, sabe me dizer a marca e o modelo do óculos quadrado da moça do mosaico? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20/11/14

      Também amei o quadrado .

      Excluir

Vou adorar saber sua opinião!