Uma vez fui viajar e não voltei...

Olá meninas, tudo bem por aí? Hoje o post foge um pouquinho do padrão e do tema do blog, mas não é menos importante. Se eu conseguir, ainda hoje terá outro post, sobre maquiagem, um tutorial super fácil e prático. Por enquanto, fiquem com um texto que li e me encantei, sobre o hábito de viajar:
"Uma vez fui viajar e não voltei.
Não por rebeldia ou por ter decidido ficar; simplesmente mudei.
Cruzei fronteiras que eu nunca imaginaria cruzar. Nem no mapa, nem na vida. Fui tão longe que olhar para trás não era confortante, era motivador.
Conheci o que posso chamar de professores e acessei conhecimentos que nenhum livro poderia me ensinar. Não por serem secretos, mas por serem vivos.
Acrescentei ao dicionário da minha vida novos significados para educação, medo e respeito.
Reaprendi o valor de alguns gestos. Como quando criança, a espontaneidade de sorrisos e olhares faz valer a comunicação mais universal que há – a linguagem da alma.
Fui acolhido por pessoas, famílias, estranhos, bancos e praças. Entre chãos e humanos, ambos podem ser igualmente frios ou restauradores.
Conheci ruas, estações, aeroportos e me orgulho de ter dificuldade em lembrar seus nomes. Minha memória compartilha do meu desejo de querer refrescar-se com novos e velhos ares.
Fiz amigos de verdade. Amigos de estrada não sucumbem ao espaço e nem ao tempo. Amigos de estrada cruzam distâncias; confrontam os anos. São amizades que transpassam verões e invernos com a certeza de novos encontros.
Vivi além da minha imaginação. Contrariei expectativas e acumulei riquezas imateriais. Permiti ao meu corpo e à minha mente experimentar outros estados de vivência e consciência.
Redescobri o que me fascina. Senti calores no peito e dei espaço para meu coração acelerar mais do que uma rotina qualquer permitiria.
E quer saber?
Conheci outras versões da saudade. Como nós, ela pode ser dura. Mas juro que tem suas fraquezas. Aliás, ela pode ser linda.
Com ela, reavaliei meus abraços, dei mais respeito à algumas palavras e me apaixonei ainda mais por meus amigos e minha família.
E ainda tenho muito que aprender.
Na verdade, tais experiências apenas me dirigem para uma certeza – que ainda tenho muito lugar para conhecer, pessoas a cruzar e conhecimento para experimentar.
Uma fez fui viajar…
e foi a partir deste momento que entendi que qualquer viagem é uma ida sem volta."
Texto retirado de:
http://sigoescrevendo.wordpress.com/2013/08/26/uma-vez-fui-viajar-e-nao-voltei/
Achei o texto incrível, por isso resolvi compartilhar. Coloquei várias imagens de viagens que fiz. Tem gente que diz que é uma sorte minha eu poder viajar com certa frequência. Mas, mais do que sorte, é um modo que meus pais encontraram de educar a mim e minha irmã. Viajando nós tivemos oportunidade de ver as coisas com outros olhos, conhecer culturas, sociedades, costumes, características físicas e pessoais a partir do olhar do outro. Aqui em São Paulo, infelizmente, vejo muita gente achando que nosso estado é o "centro" do Brasil, que somos mais importantes, que todos nos invejam, que somos mais cultos, mais bonitos... Viajar é/foi uma oportunidade de ver que o mundo não gira em torno do meu umbigo, que cada povo é único e especial. Quando viajamos, saímos ali do "centrinho" da cidade, que tem tudo o que o turista quer ver. Nós vamos para o interior, para os bairros, para as feiras, para as festas da cidade que são feitas para o povo da cidade. São nesses lugares que conseguimos acessar, de verdade, a cultura daquele lugar. Lembrem-se: ler é um hábito insubstituível e encantador, mas viajar vai te agregar tanto conhecimento quanto nenhum livro jamais poderá te dar. Se tiverem oportunidade, viajem, levem seus filhos para viajar. Eduque-os para que pensem diferente, que sejam diferentes.
Jajá o blog volta com a programação normal ;)
Beijos querida!

4 comentários:

  1. viajar é mesmo tudo de bom pq só te enriquece, e a cultura , a bagagem que vc leva, ngm te tira... parabens

    ResponderExcluir
  2. Ah, se eu pudesse, viveria na estrada... viajar é simplesmente maravilhoso! =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!
    Estou com um blog novo: http://blogsaigula.blogspot.com.br/
    Já estou seguindo seu cantinho.

    Um ótimo final de semana pra você.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Fabi e Ana, não tem coisa melhor né?!

    Angela, obrigada por me seguir. Também vou te visitar lá =)

    Um beijo e ótimo final de semana

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião!