Como eu cuido do meu cabelo? Cuidados e produtos de uso diário.

Oi meninas, tudo bem com vocês? Metade de semana ainda e eu já querendo que fosse sexta-feira rs. 
Há bastante tempo muitas meninas têm me perguntando o que eu faço no cabelo, como eu cuido do cabelo, como hidrato e blá blá blá. Confesso que sempre fui preguiçosa pra esse tipo de cuidado, mas como meu cabelo está muito comprido e eu faço mechas/luzes, o fio fica suuuper agredido, precisando de atenção especial.
O post hoje vai ser longo, então não vou estender a conversa aqui... mas não esqueçam que para cada pessoa, cada tipo de cabelo, textura, quantidade de química, vai alterar o resultado dos produtos, então a minha experiência pode não ser a experiência que você teve ou vai ter caso resolva usar algum dos produtos que usarei aqui.


Para detalhar o post usarei fotos retiradas do google, ok?! Assim os produtos são visualizados de maneira mais clara.
Vamos lá?!
Lavagem
Lavo o cabelo diariamente. Meus fios são finos e um pouco oleosos. De um dia pro outro não noto sinais de oleosidade, mas se deito um dia sem lavar, a raiz já fica bem pesada, e eu não gosto da aparência. Por outro lado, as pontas são bem secas. Primeiro porque eu só corto duas vezes no ano, segundo porque uso descolorante. Para a lavagem dos fios, preciso alternar o shampoo, pois tenho uma alergia de shampoo comum, seja com ou sem sal, e com o uso contínuo meu couro cabeludo fica com algumas feridas.Alterno, então, o shampoo comum com algum da marca Clear ou Head&Shoulders. Não, não tenho caspa, mas a compisição mega forte desses produtos aliviam a alergia.
Estou usando:

Farmaervas Shampoo Silver Desamarelador
Com extrato de centáurea e amora.
Neutralizador de tons loiros, descoloridos, grisalhos e brancos.
- Comprei no supermercado por mais ou menos dez reais e o frasco é bem grande, com 320 ml.
Já havia usado o desamarelador da Vult e posso dizer que esse é muuuuuuito melhor. Ele não resseca tanto o cabelo (característica de shampoos desamareladores), rende demais, realmente ajuda a quebrar aquele "amarelão" do cabelo, deixando os fios matizados, com o brilho champanhe, sabem? O efeito é progressivo, então conforme o tempo vai passando o resultado fica mais notório, mas tem que tomar cuidado, pois se usar só ele, sem alternar com nenhum outro shampoo, depois de um tempo de uso, os fios vão aderindo o pigmento arroxeado.

Head&Shoulders Limpeza Revitalizadora

Acho caro esse tipo de shampoo anticaspa comparado aos shampoos comuns de supermercado. Esse frasco de 200 ml custa aproximadamente oito reais.
Por ser um shampoo leitoso (branco, grosso) a limpeza não é tão incrível assim, como seria com um shampoo transparente, por exemplo. Mas essa marca de shampoo tem uma característica muito bacana, que é deixar o couro cabeludo "fresco"... a sensação que tenho é que fica geladinho até. Não sei se é por causa da minha alergia, se é por ser um produto forte, mas a sensação que fica na cabeça é muito gostosa mesmo. 
Ele é bem consistente, então dura muito comigo... levo de um mês e meio a dois meses pra terminar um frasco.

Não vou falar sobre condicionador porque eu uso qualquer um, não tenho preferência por nenhum tipo de nenhuma marca. Só não gosto daqueles muuuito baratinhos, com textura ultrafina. De resto, qualquer um serve. Mas uma dica (que eu já fiz muito), é comprar aqueles potões da Novex e usar no lugar do condicionador. O uso contínuo e diário desses cremes de hidratação não tão hidratantes assim ajudam bastante no cuidado do cabelo.

Hidratação
Hidrato meu cabelo três vezes por semana, e sempre escolho alguns produtos mais potentes e que não sejam um absurdo de caro pra usar.
Alterno em três produtos, mas um deles eu repito duas vezes na semana, e os outros dois eu uso ó uma vez naquela semana. Confuso! haha Ex: Máscara Ávora na segunda, Máscara Ávora na quarta e ampola pantene na sexta. Máscara Ávora na segunda, Máscara Ávora na quarta e Máscara Acquaflora na sexta.

Ávora Lisant Intensif Hair
(Para esse produto, farei uma resenha completa. Desculpem se ficar muito grande)

Na embalagem:
Creme de tratamento intensivo - efeito liso sem química
Térmico defrisante - com DNA vegetal

O que a marca diz:
Desenvolvido com DNA vegetal, extraído de cereais e aminoácidos de coco, hidrata profundamente os fios de cabelo, proporcionando um sensorial aveludado com efeito liso, sem química. Resestente à água e também à umidade, possui efeito anti-frizz e de proteção térmica, preservando o cabelo dos danos causados pelo secador, baby liss e chapinhas.

O que eu achei?
Paguei, se não me engano, R$24,00 nesse pote com 300g. Sua consistência é a mesma de um condicionador mais grossinho. Não é mole, mas também não é daquelas máscaras que de tão firmes, chegam a ter textura de manteiga. Ela tem um cheirinho doce delicioso que me lembra baunilha, alguma coisa assim. Uso duas vezes na semana para poder aproveitar mais dos benefícios da máscara, sentir o efeito potencializado.
Tenho vontade de conhecer toda a linha, e acho que usando todos os produtos (5 no total) Lisant Intensif o efeito será maravilhoso.
Usando só a máscara eu consigo notar que ela não dá esse resultado de alisamento (por isso acho que combinar com todos os produtos da linha seja melhor), mas ela mantém o cabelo alisado. Faço escova e modelo as pontas com chapinha três vezes na semana e noto que depois que comecei a usar essa máscara minha escova dura muito mais com a aparência de "acabei de fazer". Sim, o cabelo fica mais resistente a água e a umidade, por isso também de fazer o efeito liso escovado durar mais.
Tenho achado sensacional os resultados da máscara e, para o meu cabelo comprido, com um mês de uso, o pote ainda está na metade, o que quer dizer que rende bastante.
Pra quem tem o cabelo normal, que consegue ficar dois, três dias sem lavar, acho que vai adorar esse produto, pois ele vai ajudar a manter o cabelo "impecável" (sem marcar, amassar, levantar frizz) por vários dias.
Recomendo mesmo!

Máscara Reconstrutora Acquaflora


Como já falei e fiz resenha dela em outro post, não vou falar de novo aqui para não deixar o post de tamanho infinito, mas NESTE LINK (clique aqui), você pode ver a resenha feita.

Ampola 3 minutos milagrosos da Pantene

Como ela é velha de guerra, dispensa apresentação, descrição, resenha. Mas sobre ela eu posso dizer que o efeito não é progressivo, diferente das outras duas máscaras. Ela vai dar aquela resgatada instantânea no cabelo (e é maravilhoso o efeito), mas o efeito não é duradouro. Por esse motivo uso só uma vez na semana e a cada 15 dias (como já expliquei lá em cima).
Outra observação é que nas outras máscaras eu paguei entre 20 e 30 reais e usei por pelo menos dois meses, e nessas 3 ampolinhas eu pago 16 reais e uso só três vezes. #chateada

Cuidados
Uma coisa essencial para manter os fios bonitos, sedosos, com brilho, com aspecto e textura gostosa é óleo reparador de pontas. 
Se o cabelo é seco, se joga sem dó. Se o cabelo é oleoso como o meu, precisa ter mais cuidado e usar pouquinho.
Uma dica que eu posso dar, que deixa o cabelo MARAVILHOSO é: aplique o óleo com o cabelo molhado, depois de pentear. Se você deixa ele secar natural, já vai sentir o efeito, parece que os fios ficam mais ajeitados.
Quem faz como eu, que seca com o secador, vai perceber que o fio fica muito mais gostoso, mais fácil de modelar, com a textura deliciosa. Depois que comecei a aplicar com o cabelo molhado, nunca mais quis fazer de outro jeito.
Depois de fazer a escova, antes de passar a chapinha nas pontas, ainda aplico mais uma gotinha só nas pontas. O brilho do cabelo fica muito mais intenso dessa forma! 
Não esqueça, MODERAÇÃO é palavra de ordem heim.

Óleo de Ojon da Miskito
Esse é o óleo mais sensacional que existe, de todos que eu já usei, sem dúvidas, esse foi o mais incrível. Esse frasquinho é pequenininho, mas também existe o frasco grande.
Fiz uma resenha detalhada sobre ele já, por isso não vou repetir aqui também. NESTE LINK (clique aqui) você confere tudo sobre o produto. Vale a pena ver, juro.
Ele faz milagre no cabelo... o meu só tem uma gotinha e eu estou com dó de usar pra não acabar rs.

Elixir Reparador da Acquaflora

Esse mix de óleos também é muito sensacional, rende absurdamente e promove um efeito incrível no cabelo. Também uso com o cabelo molhado antes da escova e com o cabelo seco antes da chapinha. 
Também tem resenha dele NESTE LINK (clique aqui)
O peço dele é bem ok para o tempo que ele vai durar. Esse é um óleo que eu recomendo muito, já que o da Miskito não é tão acessível assim.

Nativa SPA Frutoterapia Monoi&Argan

Eu não tenho o frasco na verdade, mas uma vez que eu fui a uma loja ganhei 10 amostras grátis, então já estou usando há dois meses e as amostras não acabam.  Quero muito o frasco e assim que as amostras acabarem, se não for um absurdo de caro, comprarei um pra mim.
Ele funciona da mesma maneira que os outros dois óleos, com cabelo molhado ou seco. Ao contrário dos outros, que deixam um cheirinho bem discreto nos fios, o cheiro desse óleo fica bem intenso no cabelo e dura muito tempo.
Se cheirar só o óleo é bem enjoativo, doce, mas aplicado no cabelo não é enjoativo, fica muito gostoso mesmo.
A textura dele é bem líquida e fácil de aplicar, também deixa o cabelo brilhante e sedoso, mas esse óleo deixa o fio pesado e oleoso muito fácil, portanto deve ser usado muuuuuuito pouco, quase a metade do que eu consigo usar dos outros dois óleos.
O que compensa nele mesmo é o cheiro e o brilho. Como eu lavo o cabelo todos os dias, não é um problema ele deixar o cabelo oleoso com facilidade, mas se você fica mais tempo sem lavar, não sei se é o melhor óleo pra você usar.
Ahh, esqueci de dizer que ele é uma mistura de óleo de argan com óleo de monói (que surge da maceração da flor Tiare com o óleo do coco). Uma característica desse produto é, justamente, hidratação potencializada.

O post ficou imenso, eu sei... mas precisava fazer esse post que muita gente já tinha me pedido, especialmente a Kall Santos, leitora querida e minha Teacher Marilisa, que queria saber do meu creme de hidratação alisador. 
São cuidados básicos com o cabelo no dia a dia que fazem a diferença, deixando saudáveis e nutridos.

E você, usa o que no seu cabelo? Tem algo pra me indicar?
Beeijos

6 comentários:

  1. Dá trabalho, mas é muito bom manter o cabelo bem cuidado! Eu faço progressiva ainda!! Imagina?! Adorei seus produtos! Eu uso sempre a ampola milagrosa da Pantene! E o cabelo agradece mesmo! Eu adoro usar também as máscaras da Redken e da Marrocanoil! Gosto muito de acrescentar essas ampolinhas de farmácia!! Porque elas são baratas e têm muitos nutrientes para os cabelos! Adorei o post!!! Beijos!! Rê!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho luzes e progressiva, então o cuidado tem que ser triplicado. Tenho usado a linha para cabelos quimicamente tratados e a máscara para cabelos loiros do Celso Kamura, e o resultado tem sido satisfatório. Alterno o shampoo C. Kamura com o Clear Fusão Herbal. Nunca usei Head&Shoulders, testarei quando Clear acabar.
    Cabelo dá um trabalho né? Mas o resultado é tão bom que até vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, td bem? Amei as dicas! Tb tenho o cabelo com mechas e uso shampoo roxo, me falaram q não deve ser usado todos os dias, mas sim uma vez por semana, com qual frequência vc usa?
    Aquelas ampolas da Pantene são ótimas mesmo!
    Uma dica q dou são aquelas cápsulas da Avon, umas amarelinhas, vc já viu? São ótimas tb! Bjos

    ResponderExcluir
  4. eu cuido super mal do cabelo, shampoo e condicionador e pronto, eita
    beijoka

    ResponderExcluir
  5. Ahh suas lindas! Amo quando comentam meus posts enormes.
    Respondendo de baixo pra cima.
    Fabi, seu cabelo é virgem e liso e lindo, não precisa de cuidado extra ehehehe. Queria eu ter o cabelo como o seu.

    Vely, eu uso o roxo duas vezes na semana, já cheguei a usar três, mas atacou minha alergia... acho que uma ou duas vezes tá suficiente pra desamarelar.
    Eu já vi essas capsulas, mas nunca usei. Fiquei curiosa pra testar, quando eu pegar um catálogo vou comprar!!

    Obrigada pelo comentário Paloma. Esses produtos do Kamura são super conhecidos pela qualidade que tem, mas nunca testei, tenho vontade. Obrigada pelas dicas que deixou =)

    Rê, não conheço a mascara redken, mas a marocanoil é de rico hahaha não tenho cacife! rs

    Beeijos meninas1!

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião!