Como lidar com os pelos faciais?

Olá meninas, tudo bem com vocês? Domingo, hora do almoço, e eu aqui conversando com vocês. Oba! Vim fazer um post que já faz teeempo que estou pra fazer, e que demorei tanto assim porque precisava de tempo pra pesquisar um pouquinho sobre o assunto, uma vez que não entendo absolutamente nada sobre o assunto. 
O tema foi sugestão de uma leitora muuuuuuuuito querida pra mim, mas que prefere que eu não cite seu nome. 
Chega de enrolação, vamos ao que interessa?
Quem de vocês aqui sofre com pelos faciais? Muitas de nós se olharmos de pertinho no espelho vão ver que eles estão lá. Algumas vezes são mais discretos, outras vezes são mais grossos e em maior quantidade. Fato é que eles incomodam a maioria das mulheres que tem, incomodam com a estética, incomodam para a aplicação de maquiagem, além de fazer com que, muitas vezes, escutemos do outro: ela tem barba! Ninguém merece.
Eu tenho na lateral do rosto e eles são fininhos, mas não são clarinhos. Não me incomodam porque, como sempre tive, já me acostumei. Sei que com várias das meninas e mulheres que têm se incomodam, por isso resolvi atender ao pedido dessa leitora e fazer o post de hoje.


Causas naturais
Existem várias razões pelas quais uma mulher pode apresentar pelo facial e a maioria delas é normal e inofensiva. Algumas mulheres culpam seus pais. CO crescimento de pelos pode ser um traço que foi passado hereditariamente. Além disso, alguns grupos étnicos são mais predispostos a terem pelos que outros. Você poderia também culpar sua idade. É perfeitamente natural que as mulheres percebam mais pelos faciais conforme envelhecem e no início da menopausa. A proporção de hormônio masculino para feminino no corpo muda durante essa fase da vida, e não é motivo para se alarmar.

Causas incomuns
Raramente, um desequilíbrio hormonal pode ser o motivo do excesso de pelo facial. Hirsutismo é uma condição médica que ocorre quando hormônios masculinos, chamados andrógenos, são produzidos em excesso. O crescimento em excesso de pelo facial pode ser acompanhado de outros desenvolvimentos mais masculinos como voz mais grave, calvície e interrupção da menstruação. Se você e seu médico suspeitarem que esse pode ser o problema, exames de sangue podem indicar a quantidade de hormônios presentes em sua corrente sanguínea e podem fornecer um diagnóstico mais claro. Uma condição um pouco mais comum que é causada pela superprodução de andrógenos é chamada de ovários policísticos (OPC). Essa doença causa problemas como infertilidade e menstruação irregular, mas pode ser tratada com medicação. O crescimento de pelo facial anormal também pode ser causado por tumores nas glândulas adrenais e até como efeitos colaterais de outros medicamentos.

Tratamentos para pelos faciais anormais
Se você está preocupada com o crescimento de pelo facial, fale com um médico para determinar se a condição é normal ou anormal. Talvez sejam precisos exames adicionais para diagnosticar a causa. Causas anormais não devem ser ignoradas ou tratadas do mesmo jeito que crescimento de pelo facial normal. A medicação talvez seja necessária para balancear os hormônios e tratar problemas mais sério. Um jeito comum de tratar a síndrome dos ovários policísticos é prescrever um anti-concepcional. A pílula tem a capacidade de limitar a atividade dos andrógenos em excesso.
 
Tratamentos para pelos faciais normais
O pelo facial normal pode ser chato, mas é bem fácil de manejar. Algumas mulheres preferem que profissionais o retirem regularmente. Além disso, muitos produtos estão disponíveis e podem ser usados em casa. Se o pelo é mínimo, removê-lo com uma pinça regularmente pode ser suficiente para controlá-lo. Depilação e cremes removedores de pelos podem ser eficazes na remoção de maiores poções de cabelo, mas eles devem ser usados com cuidado, pois podem irritar a pele. A eletrose e terapia a laser podem produzir mais resultados a longo prazo, mas são geralmente bastante caros. Recentemente, o Vaniqa foi lançado como um novo tratamento promissor. Esse creme prescrito tem o aval do FDA e diminui comprovadamente o crescimento de pelos faciais indesejados nas mulheres.

Aí a gente pensa em alternativas pra esconder um pouquinho os pelos, disfarçar, métodos pra depilar. Encontrei uma matéria legal que dá várias alternativas de depilação:

“A decisão do tipo de depilação deve levar em conta fatores individuais, como as características dos pelos e da pele”, alerta Jardis Volpe, dermatologista especializado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

CERA QUENTE
Indicação:
método é indicado para quem tem a pele clara, pois quanto mais morena a pessoa for, mais melanina o corpo irá produzir, tornando maior o risco de manchas na região que se formam como uma autodefesa à ação da cera na pele.
Benefícios: a cera quente é uma boa opção para depilar o rosto porque ajuda a dilatar os poros e extrai o pelo pela raiz. No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de utilizar a cera. “Apesar de ser um método prático, se for mal realizada, pode encravar os pelos, causar manchas, romper os vasinhos do rosto e aumentar a flacidez de pequenas áreas faciais”, alerta Ingrid Perez, fisioterapeuta responsável pelos tratamentos estéticos da rede Onodera. Por isso, a temperatura ideal do produto deve ser de 38°C.
Quantidade de sessões: com o método, o tempo de crescimento dos pelos é de aproximadamente 25 dias.

LINHA
Indicação:
recomendado para qualquer tipo de pele e para pelos mais finos.
Benefícios: quando bem realizada, pode acabar com até 95% dos pelos sem provocar lesões à pele, além de dispensar o uso de produtos químicos.
Quantidade de sessões: esse tipo de depilação pode durar até 30 dias, mas o tempo varia de pessoa para pessoa.

PINÇA
Indicação:
ideal para áreas com poucos pelos, como a sobrancelha e o queixo. É útil para retirar os pelos resistentes a outras técnicas.
Benefícios: não engrossa os pelos porque promove a remoção desde a raiz. Além disso, não causa nenhum tipo de flacidez, pois se a extração for feita de maneira correta não causa qualquer lesão à pele.
Quantidade de sessões: necessita de retoques semanais.

FOTODEPILAÇÃO
Indicação:
ideal para peles claras e pelos escuros.
Benefícios: a vantagem do procedimento é a durabilidade. Mesmo não sendo definitiva, a técnica deixa o rosto livre de pelos por até seis meses.
Quantidade de sessões: em média, a cada seis meses.

DEPILAÇÃO A LASER
Indicação:
pessoas com peles claras e pelos escuros, grossos e finos. Pelos claros precisam de mais sessões.
Benefícios: é o método mais duradouro. Atinge os pelos sem danificar a superfície da pele, promovendo a eliminação de até 80% deles pela raiz .
Quantidade de sessões: de seis a oito sessões.
Preço médio: de R$ 100 a R$ 500.
“Para que a depilação a laser seja feita sem sustos, recomendamos que as pessoas não estejam bronzeadas, pois há risco de queimadura. Além disso, o ideal é aguardar pelo menos dez dias após a depilação para tomar sol na região e não esfoliar ou fazer algum outro método abrasivo antes das sessões”, alerta Jardis.

CREME DEPILATÓRIO
Indicação:
para todos os tipos de pele e pelos mais finos. Por ser uma química forte, o creme depilatório pode causar irritações e queimaduras na pele. Por isso, opte sempre pelas fórmulas  próprias para o rosto, que são mais seguras. Além disso, é importante ler todas as recomendações do produto antes de usá-lo, fazer o teste de sensibilidade no braço e nunca deixá-lo além do tempo indicado na pele.
Benefícios: totalmente indolor, enfraquece a estrutura do pelo, fazendo com que ele quebre ou caia.
Quantidade de sessões: como não arranca o pelo pela raiz, o procedimento requer retoques semanais.
 ..........................................

Importante, meninas, é saber que os pelos que nós temos no rosto não é empecilho para a nossa felicidade, que não precisamos - nem devemos -  deixar de fazer nada em função da presença deles.
Espero que esse post tenha sido útil para vocês e que ajude um pouquinho a esclarecer sobre o assunto.

Um beijo!!

Fonte:

8 comentários:

  1. ai menina, que coisa............. eu to começando com essa coisa, mas não sei o que fazer,,,,,,,,,,,
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dureza né, Fabi?!
      Mas a gente se acostuma... fazer o que né?
      Beijos

      Excluir
  2. Se eu pude-se não diria nada ...sinta-se abraçada ,um abraço de irmã com muito carinho ,.foi assim de extrema importância esse post de hoje ,tão completinho ,pensou nos detalhes ...nossa vc foi 100000000000000000...sóh agradeço,agradeço,agradeço..obrigada por vc ter crido o Linda GG, se tornou essencial pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kall, minha querida! Espero ter te ajudado com esse post. Desculpa ter demorado pra fazer tá? Me senti abraçada, querida, você é muito carinhosa comigo, obrigada!!!
      Mil beijos minha linda

      Excluir
  3. Tenho uma amiga que descreve a depilação com linha como ESTUPRO FACIAL, pois DÓI DEMAIS hahahahahah

    ResponderExcluir
  4. Tomo anticoncepcional, isto realmente ajuda MTO no controle dos pelos, tirando isso, sempre que preciso apelo pro creme depilatório pq fujo de sentir dor!!! Pra mim dá mto certo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já usei muito no buço, Vely, mas começou a me dar alergia e parei... obrigada pelo comentário!
      Beeijos!

      Excluir

Vou adorar saber sua opinião!