Sobre essa nossa mania de não aceitar elogios...

Eu sei, ser psicóloga muda muita coisa na minha vida. Não que isso seja uma exclusividade de psicólogos, mas desde que comecei a estudar psicologia há 5 anos, meu modo de perceber as coisas se tornou muito diferente. Por toda minha vida fui observadora e muito atenta aos outros, o que acontece é que agora consigo identificar situações, refletir mais sobre elas e compreender muito melhor aquilo que está acontecendo. 
Várias e várias vezes me deparei com a seguinte situação (além de já tê-la praticado muito): 

Fuladono/a: _Como você é linda!
Eu: _Que nada, é que hoje me maquiei. 

Fulano/a: _Ual, que roupa incrível. 
Eu: _Acha... paguei só R$15,00 por essa blusa. 

Enfim,  o hábito que muitas pessoas têm de recusar o elogio que recebe. Na verdade, se a gente for pensar, não é nem por falta de educação ou grosseria, é, na verdade, uma tentativa de dizer "sou modesta e você é gentil". Se a gente for pensar mais ainda nesse tipo de situação, tentar olhar esse hábito de recusar elogios e refletir sobre o que ele está querendo nos dizer, pode ser que a pessoa que recusa só esteja, lá no fundiiiiinho, dizendo "não mereço ser elogiada".
Ora, a pessoa vem educadamente, gentilmente e espontaneamente te dizer que é linda e nós simplesmente recusamos como se não fôssemos merecedoras daquele elogio. 
Está aí uma coisa que eu sempre digo aqui, de que não adianta o mundo inteiro te achar linda, incrível, esplêndida, sensacional, se você mesma não se acha. É esse o amor próprio, é você se auto elogiar antes de qualquer pessoa, é você reconhecer suas qualidades antes que qualquer pessoa reconheça, porque no momento em que você estiver ciente dos seus sentimentos por você, do seu apreço por você, qualquer reconhecimento das suas qualidades não será evitado, será agradecido. 
Se você de fato se acha uma pessoa linda, quando alguém vier te dizer "Nossa, como você é linda", você não tentará evitar ou recusar o elogio. É como se automaticamente e em uma fração de segundo pensássemos "ele está reconhecendo o quanto sou linda". A invasão de uma pequena felicidade e satisfação é quase inevitável, e a resposta disso é um "muito obrigada", por mais que esse agradecimento seja tímido.
Trazendo para a nossa realidade, de mulheres gordas, gordinhas, plus size, ou seja lá como você quiser chamar, não é raro ver queixas sobre o elogio de "como seu rosto é lindo", como se esse elogio fosse pior que os outros. 
Quando alguém elogia seu rosto, não é ela que está te fragmentando, elogiando somente seu rosto quando poderia te elogiar inteira. É você, como receptora do elogio que compreende, em função de toda uma história de vida, que seu rosto é melhor que seu corpo, afinal, seu corpo é gordo e você aprendeu que corpos gordos são piores que corpos magros. 
Para.
Rosto lindo, sorriso lindo, olhos lindos, mãos lindas, pernas lindas, não querem dizer que só aquilo em você presta, como se todo o resto fosse horrível, quer dizer que aquilo chamou mais a atenção da pessoa em você, que esse detalhezinho do seu corpo ou de você te tornou ainda mais especial aos olhos de quem está te elogiando. 
Ahh, mas e quando dizem: "Ela é tão linda, só podia emagrecer"? Está aí a diferença, esse não é um elogio, é uma crítica. A pessoa que não te aceita tal qual você é, tal qual você se apresenta, não está exaltando uma qualidade sua, está apontando um defeito que ELA considera em você, e não é por isso que você realmente tenha esse defeito. É tudo uma questão de interpretação.
O que eu quero dizer com tudo isso é que elogios virão para que nós desfrutemos deles. Eles contribuem com nossa autoestima, nos fazem sentir (momentaneamente) bem, são reconhecimentos daquilo que temos em nós, somos, fazemos de bom. 
Se elogiarem teus sapatos, tua roupa, teu cabelo, rosto, corpo, pernas, unhas, sorriso, olhos, se o elogio for direcionado a você como um todo, não se desculpe por estar recebendo-o, VOCÊ É MERECEDORA DELE, simplesmente AGRADEÇA da maneira como melhor lhe convir.
Começando por mim... Heei, você é única e linda!


Um beijo, amores, e a partir de hoje coloquem isso em prática!

5 comentários:

  1. Tava com saudades desse cantinho aqui, e de vir conversar com vcs!!!
    Mas olha, o post caiu como uma luva hein!?
    Domingo, estava com meu excelentíssimo marido, num velório, da avó de um amigo de infância dele...enfim, ele reencontrou vários amigos da época de escola, e desses eu conhecia apenas uma minoria.
    Lá pelas tantas, a mãe de um dos amigos, veio se apresentar, toda faladeira, no meio de uma rodinha de conhecidos que estávamos, olhou pra mim e disse: Nossa que linda você é, tem um rosto lindo!!!
    A princípio eu apenas agradeci e sorri, gostei do elogio! Fiquei pensando, estou de cara lavada e cabelo preso e ela 'ainda' me disse que sou bonita, tô no lucro...mas depois aquilo ficou martelando na minha cabeça sabe: 'tem um rosto lindo'! E essa auto crítica que temos passou a me incomodar, pensei, é...ela elogiou só o rosto, ou seja, o corpo tá uma porcaria né....e blábláblá!

    Como a gente é boba né?
    Tão difícil acreditar que ela me fez um elogio e ponto. Que ela me achou bonita e ponto.
    Mas enfim, isso é uma coisa que devemos trabalhar internamente, dia após dia!

    ps: sou bonita mesmo, quando ela me ver de cabelo solto e maquiada então, aguenteeee...kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia ver vc aqui, querida!
      Eu presencio situações como a sua com muita frequencia, e por isso decidi escrever. As vezes nem nós acreditamos que somos aquilo que o elogio está dizendo.
      Acreditamos menos ainda quando é em uma situação incomum (velório) e quando não estamos produzidas. Chegamos a entender até como uma gozação as vezes... mas não, nós somos exatamente aquilo que o elogio está nos dizendo.
      Obrigada pelo comentário s2

      Excluir
  2. Que texto mara Amandinhaaaaa! Adoro seus textos, suas palavras *_*
    Realmente já passei muito por essa situação do "nossa que rosto lindo" e agora tenho passado pela situação de "nossa como vc está linda, emagreceu né?" saca só o drama!!! ahuahuahu Mas no fundo não tem drama pra mim não, os sentimentos dentro de mim são muito rápidos (minha terapeuta costuma brincar dizendo que sou uma montanha-russa) então penso por alguns minutos sobre o que a pessoa disse e logo esqueço.

    Continue nos presenteando com textos maravilhosos como esse ok?
    bjoooo gaaaaataaaa da voz mais doce!

    ResponderExcluir
  3. Concordo mto e vai de encontro aquelas pessoas que não sabem ganhar presente e sempre dizem : "Não precisava!" rsrsr Sou dessas mtas vezes e confesso que virou mania falar o preço de td, sempre que elogiam! Precisamos nos corrigir sempre pra não aparentarmos ser o que não somos. É uma virtude saber elogiar e receber um elogio ou um presente. Aprendi que o melhor a fazer é agradecer e pronto! :*

    ResponderExcluir
  4. Não tenho problema em aceitar elogios, mesmo estando maquiada haha... que bom que alguém, além de mim que adoro estar maquiada, gostou também. Sou tipo essa girafinha aí hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião!