Cruzeiro marítimo: Minha experiência - Que roupa usar? Quais festas? O que se come lá?

Senta que lá vem história! 
É, hoje eu começo assim pra avisar que o post vai ser muito, muito longo. Várias de vocês sabem que viajei no mês de janeiro em um cruzeiro marítimo partindo de Santos com destino a Salvador. Eu não sabia se contaria ou não sobre a viagem toda, ou apenas se falaria sobre alguns (poucos) momentos que passei nessa viagem. Algumas pessoas que também desejam fazer um cruzeiro me pediram detalhes, outras só querem mesmo saber de modo geral como foi. Como não posso agradar a gregos e troianos, vou escrever o post que eu gostaria de ler quando minha família decidiu por fazer essa viagem.
1, 2, 3 e já, valendo!

A primeira coisa quando decidimos fazer uma viagem dessas é planejar a viagem financeiramente, principalmente. Não sei se todos sabem, mas como os navios são de origem de outros países, tudo lá dentro funciona em Dollar (U$). Restaurantes pagos, bebidas, compras, tudo, tudo de DENTRO do navio é nesse dinheiro, inclusive a contratação de passeios nas cidades por onde o navio passa, que a gente tem a opção de contratar ou não. Isso tudo sua agência de turismo te informará, e não tenha receio de fazer TODAS as perguntas que passarem pela sua cabeça, pois se for sua primeira viagem (meu caso), é fácil fácil da gente ficar bem perdidinha.

Viajei pela MSC, com o navio Preziosa (para saber dados do navio clique aqui! vale a pena). Não vou fazer "propaganda" do navio, mas ele é o maior em território nacional, e está entre os mais luxuosos do mundo. Não, não sou ryca e phyna, tudo pode ser pago em MUITAS vezes sem juros. 
na sequência do post vocês vão vendo como é o navio, porque não adianta eu falar. Só quem esteve lá pra ter noção e dimensão da "coisa", e além disso cada navio tem algo de especial, que não se compara um com o outro. O que eu ache legal é que você, ao decidir por essa viagem, procure um navio com boa estrutura. Como saber sobre isso se as agências "enganam" a gente pra vender a viagem? PELO PREÇO!


A maior dúvida de todas as pessoas que viajaram no meu grupo de viagem era sobre que festas tinham no navio e que roupas teríamos que usar. Pesquisei isso em TOOODOS  os lugares e cada um fala uma coisa diferente. Dizem que lá tudo TEM QUE ser chique, "roupa de sair", principalmente nas noites especiais ou temáticas. O que vou contar é baseado na minha experiência lá, ok?! 
Existiram duas noites de traje casual, três noites temáticas e duas noites de gala. Traje casual é casual mesmo, roupa de sempre, a que você se sentir mais confortável pra usar. É claro que por ser uma ocasião totalmente diferente do que acontece na nossa vida real, todo mundo opta por usar uma roupa mais bonitinha, até porque todo dia tem festa e todo dia todo mundo tira muuuuuitas fotos. 

O navio tem uma rotina estabelecida, como a rotina de qualquer hotel: café da manhã, almoço, jantar. Nos intervalos disso acontecem atividades nas piscinas, como alongamento, zumba, aula aeróbica, aula de dança, bingo, quiz, espetáculos no teatro, cinema 4D, jogos... MUITA, MUITA COISA, coisa paga e coisa gratuita. Durante o dia a maioria das pessoas ficam de biquíni, com uma saia de banho para poder circular pelo navio. A noite a coisa é um pouquinho mais civilizada, mas longe de ser formal, exceto nas noites de gala.

Trajes casuais:


Traje de gala:
Todo mundo se prepara para UMA noite de gala, a noite do capitão (que aliás é/foi bem sem-gracinha). Na primeira noite a maioria das pessoas se arrumam muito bem, mas sempre tem uma ou outra pessoa que não adere à sugestão e não "participa".
Na segunda noite ninguém se preparou para aquilo, então a gente só coloca a roupa "melhorzinha" que ainda tem dentro da mala... mas mal parece uma noite de gala. 
Precisa fazer penteado, colocar seu MELHOR vestido de festa? Vi uma única moça com penteado de salão e ela estava beeem esquisita no meio de todo mundo normal. Também vi uma ou outra moça com vestido todo de paetê que também ficaram esquisitas no meio de todo mundo vestido com vestidos comuns, mas longos. O meu vestido era simples para a ocasião, mas me senti mais confortável com ele do que se tivesse usado um como usei na minha formatura, por exemplo.

Primeira noite:


Segunda noite: (não tirei mais fotos porque minha barriga estava ENORME de tanto comer demais a semana toda)



Trajes temáticos:
Você participa de adere à sugestões se você quiser, mas é divertido aderir, se integrar ao navio. Parece que a gente passa a fazer parte da decoração da festa.

Noite do branco: Todo mundo de branco!


Noite italiana: A MELHOR noite do navio. A festa mais divertida, o jantar mais divertido, o tudo mais divertido de tudo rs.
Usar cores da bandeira italiana -  verde, vermelho e branco

 



Noite dos anos 60, 70, 80 ou florido: Características do tema.

Saia de bolinha era o máximo que eu tinha na mala.


Agora sobre a alimentação no navio: COME-SE DEMAIS. Mas demais, demais, mesmo.
Existem os restaurantes pagos (que não fui em nenhum), existem os restaurantes inclusos no seu pacote de viagem (sofisticados, com cardápio fixo e mesa marcada para cada passageiro) e existe o restaurante que é aberto 24h por dia que é gentilmente apelidado de Bandejão.

O bandejão tem uma variedade surpreendente de comida. Comida típica de vários lugares do mundo, fast food 24h, comida para crianças... imagina toda comida que existe reunida em um lugar só... é mais ou menos isso. Acho que nunca vou ver tanta comida junta outra vez, a menos que eu vá a outro cruzeiro.
Lá é muuuuuuuuuita gente comendo ao mesmo tempo, as mesas são disputadas, as pessoas tornam-se sem educação e desesperadas como se a comida fosse acabar. Passam por cima da gente, gritam, correm, derrubam e não pegam, roubam sua mesa, fazem fila para se servir no buffet, entre outras coisas chatas. É meio estressante comer lá, então as refeições fixas fazíamos no outro restaurante (que ainda vou mostrar).
Tinha dia que almoçávamos no  outro restaurante, mas logo depois íamos ao bandejão comer o que tinha lá também. É gula, é feio, mas a gente quer aproveitar e comer tudo aquilo que você raramente vai ver na sua frente outra vez.




Os restaurantes apenas de café da manhã, almoço e jantar funcionam naquele esquema: uma entrada, uma massa, um prato principal e uma sobremesa. 
Era o lugar que a gente pedia sem saber o que estava pedindo, comia sem saber o que estava comendo, saia satisfeito sem saber exatamente o que rolou por lá na refeição. Pelo menos comigo foi assim, pois não sou habituada a comer NADA do que era servido ali. Essas refeições eram uma diversão infinita, porque cada prato era uma surpresa diferente. Muitos eu comi, muitos eu só olhei sem coragem de comer.


















Muitos desses pratos eram deliciosos, mas muitos eram estranhos e para o meu paladar, não funcionaram. Acontece que a maior parte dos pratos não fazem parte da culinária brasileira. Aí fica aquela coisa: "o que é isso?" "como eu como isso?".

O café da manhã é no padrão americano: cereais, Donut, Croissant, waffle, ovos mexidos, bacon, suco. Também tem a opção de leite, iogurte, e blá blá blá que a gente costuma comer, mas não é o principal.

O que é muito engraçado no navio inteiro, bares, camareiros, garçons, áreas comuns, é que POUQUÍSSIMOS deles falam português, ou seja, nem a gente entende eles, nem eles nos entendem. No final todo mundo se comunica, não se preocupem, mas tem coisa que a gente pede ou pergunta que eles ficam com cara de X pra gente, ou tem coisa que eles falam que nós é que ficamos com um X na cabeça. 


Basicamente é isso de mais curioso. Agora vou colocar algumas fotos aleatórias sobre os passeios e coisas do navio, mas não vou ficar escrevendo sobre tudo para o post não ficar ainda maior, mas se tiverem mais dúvidas sobre algo, podem perguntar nos comentários que eu respondo, ok?














Ahh, sobre os espetáculos, eu esqueci de dizer: eles são simplesmente IMPERDÍVEIS. Cada dia é mais incrível que o outro. É inexplicável.
Tem tanta coisa que eu gostaria de contar, mas eu ficaria aqui escrevendo por 3 dias e vocês não teriam paciência para ler.
Caso queiram, conversamos nos comentários, ok?!

Mil beijos e ótimo final de semana.

38 comentários:

  1. que coisa mais lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    :)

    beijos adorei

    ResponderExcluir
  2. Post maravilhoso...ameiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer a segunda parte dele, Fabi.

      Obrigada
      beijão

      Excluir
  3. Queeee tudo...fiquei curiosa com o valor da viagem..
    Não vejo a hora de fazer um tour de navio :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou contar isso tudo no proximo post, querida.
      obrigada pelo comentário.
      beijos

      Excluir
  4. Super legal o passeio!

    Gostei do post, deu pra ter uma boa ideia de como é viajar de navio! :)


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo comentário, Bella
      bjos

      Excluir
  5. Que máximo, amei saber maiores detalhes, é um sonho fazer uma viagem dessas!!!
    Se possível tbm queria saber detalhes mais 'íntimos', como valores, sobre as acomodações, sobre os lugares que ele parou, e sobre o restante do povo que vc encontrou por lá! Fico receosa de ir e me sentir um peixe fora d'água, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou contar esses detalhes mais íntimos em um outro post. rs Não ia fazer, mas como vc e mais meninas ficaram curiosas... vcs merecem saber rs


      beijos linda!!

      Excluir
  6. Tudo muito lindo! =]

    ResponderExcluir
  7. adorei o post...só fez aumentar minha vontade em fazer um cruzeiro, gostaria saber se ha atividades destinadas as crianças? uma fez que tenho um filhote de 7 anos, beijocas e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  8. Oi Amandinhaaa! Nossa, tempão que eu tô pra comentar esse post!!! Sua viagem foi maravilhosa, hein?! Bacana demais da conta! Eu sempre tive curiosidade de fazer um Cruzeiro! Já andei de navio uma vez, mas foi só uma travessia! Me lembro que tinha cassino e tudo, mas foi pouco tempo! Queria fazer como você! Uma viagem! Mas tenho uma curiosidade que não me lembro de ter lido: dá enjoô? Você sente alguma diferença entre a terra firme e o navio? Meu maior medo é passar mal a viagem toda!!! Huahauhauhauhauhauha! Ainda mais com esse tanto de comida á disposição da gente!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk! Os bailes devem ser o maior barato! Amei todas as fotos!! Sem contar as paradas! Meu sonho conhecer Salvador!! Beijos!!! Rê!!!

    ResponderExcluir
  9. Ahhh li tão rapidinho haha... que demais Amandinha, tenho vontade de fazer um passeio desses. Uma vez vi no Fantástico o Oasis, lindo, enorme, mas sai da Flórida :/ bom saber que temos um aqui também. Em quais lugares vocês pararam? E o tempo pra conhecer o local de parada?
    A mãe aqui morre de medo hahahhaa... acha que vai passar mal, mas acredito que um bichinho desse tamanho nem dá pra sentir ele andar,
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Anônimo24/11/14

    Oi Amandinha.....vou fazer meu primeiro cruzeiro e é justamente no MSC Preziosa. Agradeço suas dicas, foram MARAVILHOSAS!!! Esclareceram muitas dúvidas que eu tinha a respeito de roupas. Obrigada..bjos

    ResponderExcluir
  11. Anônimo21/1/15

    Oi guria!

    Adorei o post,ajudou muito.
    Uma dúvida,a internet deles é muito cara,como funciona,tu sabe?
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Anônimo26/2/15

    Olá, gostei das dicas. Estou indo em maio em um cruzeiro que passapor 4 ilhas gregas, Turquia e Tunisia. Adorei as dicas.
    bjo.
    Jurema Cunha. jcpinho54@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. oii vou para um cruzeiro em 18 dias to nervosa vc pode me dizer se tem roupa de cama cobertor e que sapatos devo levar por favor me ajude

    ResponderExcluir
  14. Anônimo12/7/15

    Adorei as dicas!!! E as cabines, como elas são? E se por acaso alguma roupa ficar amassada, o que fazer? Fiquei curiosa... Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Bom não acho esquisito usar roupa e gala na noite do comandante, agora vai quem quer e quem não gosta de ir conforme o figurino deveria não participar,teve um certa vez que estava num cruzeiro a sem noção estava de shots afff nada a ver!

    ResponderExcluir
  16. Amandinha, em jan/16 vou fazer um cruzeiro pela América do Sul no MSC Magnífica. Estou super ansiosa, mas suas dicas já estão ajudando MTO!!! Bjooo

    ResponderExcluir
  17. Vou fazer um cruzeiro pela MSC em jan/16 e seu post apareceu na minha pesquisa sobre que roupas usar. Adorei, esclarecedor, direto, informativo e sem frescura. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do seu blog, de todos que vi, o seu foi o melhor. Continue escrevendo, vc tem talendo, e o que me chamou a atenção foi o fato de escrever para as gordinhas. Gostaria de mais dicas sobre roupas plus size, e se puder, umas fotos da noite de gala. Bjs Iara

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por todos os comentários carinhosos!
    Fico muito feliz pelo retorno de vocês!
    Voltem sempre

    um beijo

    ResponderExcluir
  20. Amei suas dicas! Vou fazer um cruzeiro agora em dezembro e estou nervosa! Recebi uma programação hj ! Me tira uma duvida! Na festa do branco e dos anos 60, 70 os looks precisam ser muito formais? Vc acha que ir com um shortinho e uma blusa arrumada ficaria deselegante??

    ResponderExcluir
  21. Olá td bom? Adorei suas dicas! Vou fazer um cruzeiro em março e ainda tenho muitas dúvidas. Tem como me ajudar? Adorei as dicas dos looks, ams eu ainda não tenho ideia do que levar. Minha principal dúvida é sobre as noites que tem que usar trajes formais. Já li em vários lugares, mas alguns dizem que tem que ser mais formal e outros nem tanto. Mulheres precisam usar vestido longo? É que eu não tenho vestido longo assim, no máximo até o joelho. Queria saber se é preciso levar um adaptador universal de tomadas e qual a voltagem das tomadas?
    Muito obrigada e desculpa pelo tanto de perguntas!

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, fiquei com muita dúvidas da sobre o dinheiro que devo levar , real ou dólar ? pois a muitas controversa e sobre o free shop dentro do navio é bom os preços ? vale a pena ?

    ResponderExcluir
  23. Eu vou agora em março com 1 velho kkkk brincadeira meu pai e 4 adolescentes na face entre 14 e 17 anos e um pré adolescente de 12 e meu bebe de 9 eu quero saber se ha muita coisas pra eles fazerem

    ResponderExcluir
  24. Amei!!!obrigada por tirar milhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  25. Amei!!! Obrigada por tirar minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  26. Amei!!!obrigada por tirar milhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  27. Adorei... e a minha primeira vez, e estava com muitas duvidas

    ResponderExcluir
  28. Daniele19/1/17

    Amandinha, adorei sua forma de escrever, achei muito divertido! hahahaha
    Vou fazer um cruzeiro em março, pela primeira vez, e estou caçando todas informações possíveis pela internet. Adoro ver os blogs com relatos e experiências. Deixa a gente mais ansioso para viver a viagem.

    Por mim, poderia ter mais texto e fotos que ia me divertir lendo! :)




    ResponderExcluir
  29. Amandinha adorei suas dicas pra mim esta tudo muito explicado, eu só tenho uma dúvida crianças lá você viu bastante? Elas sempre estão em todos os ambientes e festas? Ou você chegou a ver limites para crianças lá. ?

    ResponderExcluir
  30. Amei!!! Vc. é muito simpática! Parabéns...
    E me diverti!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Nossa você tirou um peso das minhas costas! Vou fazer um cruzeiro e já estava nervosa com o que usar nas festas! Obrigada! :*

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião!