Alimentos que ajudam a controlar a queda de cabelo

Oiii gente, tudo certinho com vocês? Eu tive um final de semana de muuuuuita preguiça. Vocês aproveitaram como por aí? Costumo usar os finais de semana para fazer algumas coisas que não tenho hábito de fazer durante a semana, como fazer minhas unhas, hidratar o cabelo, tirar sobrancelha... fazer coisas que raramente a gente tem como fugir. Sou MUITO preguiçosa para tudo isso. Odeio fazer as unhas em manicure, por isso tenho que estar sempre dando um jeitinho em casa. Tenho cabelos super compridos, mas tenho a maior indisposição para cuidar. Por isso os meus cuidados são sempre os necessários, porém básicos. Procuro sempre por custo + benefício + praticidade quando vou comprar alguma coisa para o meu cabelo. Logo logo vou fazer um post sobre meus produtos da penteadeira e do banheiro, que fazem parte da minha rotina, comentando sobre eles com vocês. 
O post de hoje tem relação com isso, hábitos de beleza, mas não no que se refere a produtos industrializados. 
Apesar de ter cabelo comprido, meu cabelo é fino e eu não tenho muito cabelo, mas o que tem me chamado a atenção ultimamente é que sempre que penteio caem muuuuuuitos do meu cabelo. Quando fico um dia sem lavar, então, eu até assusto de ver. Sei que muitas de vocês passam por isso também, por isso resolvi trazer o assunto aqui para o blog. 

Eu, enquanto penteava, pensei que minha atual alimentação poderia estar interferindo diretamente nisso, já que há um mês os alimentos que estão na minha rotina não são os mesmos alimentos de antes, embora não seja uma má alimentação. Antes eu me alimentava basicamente com legumes e salada, às vezes frango. Agora como comida normal do dia a dia, arroz, feijão, carne, salada. O que acontece é que a ingestão de alguns alimentos de antes reduziu significativamente e deu espaço para outros alimentos... então tive o interesse de ir pesquisar quais são os alimentos que ajudam a ter um cabelo saudável e amenizam a queda. 
Antes da gente sair se medicando por aí e se apavorando antecipadamente, por que não tentar introduzir uma rotina alimentar que favoreça nosso corpo, cabelo, unhas?
Vem comigo conhecer os alimentos que ajudam a diminuir a queda de cabelo e auxiliam na saúde capilar!

1. Cenoura

Ela oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais libres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixam o cabelo grisalho. Já a Vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural do fio.

2. Espinafre

Por conter ferro, mineral que participa na formação de glóbulos vermelhos, nutre os folículos capilares. Daí a explicação para a carência da substância provocar a perda de brilho, ressecamento, franqueza e queda capilar. É rico em clorofila, que junto com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a rais e normalizar o ciclo de crescimento dos fios.

3. Aveia

O grão contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo. a aveia traz ainda vitaminas do complexo B e zinco, que otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, e contribuem no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo.

4. Salmão

Além da proteína e da altíssima qualidade, contém boa quantidade de ácido graxo ômega 3 e selênio, que, juntos, combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação e a chegada de nutrientes ao bulbo capilar.

5. Soja

Também é uma ótima fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo. Se não há quantidade suficiente de proteína, o organismo não consegue produzir novos fios para substituir aquelas que caíram. Há ainda uma alteração do pigmento e da textura das mechas, que perdem a intensidade da cor e ficam opacas, secas, finas e fracas.

6. Laranja

É importante comer o bagaço. Ali ficam as fibras que vão ajudar a varrer para fora do organismo as toxinas, que, em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa.

7. Morango

A fruta oferece flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. O resultado é que os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.

8. Iogurte magro

Além de aminoácidos que fortalecem a fibra capilar, o iogurte traz vitaminas do complexo B, que favorecem o depósito de queratina no fio, deixando-o mais encorpado e resistente.

9. Castanha do Pará

A castanha oferece zinco. A carência dele deixa o cabelo fino, quebradiço e sem brilho. A ingestão adequada proporciona melhor crescimento, desenvolvimento capilar, redução de oleosidade e previne a descamação no couro cabeludo.

10. Arroz, feijão e lentilhas

Contém aminoácidos que quando combinados dão origem a proteínas que formam o colágeno e a queratina, que são componentes que fortalecem os cabelos, e por isso, quando consumidos regularmente protegem os fios da queda.

11. Leites e derivados

Ricos em cálcio, evitam que os cabelos fiquem opacos e quebradiços.

Lembrando que não vale sair por aí comendo esses alimentos desenfreadamente. O organismo precisa de doses diárias dos alimentos sugeridos, e é importante lembrar que não são necessárias grandes quantidades.
Outras medidas que podem ajudar a evitar a queda de cabelo são evitar banhos muito quentes e o uso do secador de cabelo e das chapinhas.

Eu preciso introduzir vários desses alimentos na minha rotina pra ver se me ajudam e diminuem os fios que estão caindo. Sempre que uma coisa está estranha no nosso corpo, temos que parar e pensar no que pode estar contribuindo para aquilo.

Maaaaaaas, como toda ajuda é bem-vinda, o que vocês fazem para controlar a queda de cabelo? Me contem!

Beeeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar saber sua opinião!