"Bailarina com 160kg, você é uma piada"

Olá lindezas, tudo certinho por aí? Hoje vim conversar com vocês sobre um assunto muito sério. Não, não tenho a intenção de polemizar as coisas, mas é o tipo de discussão que não pode passar em branco.
Quem assiste aquele programa que passa a tarde na Record, que tem um quadro de emagrecimento, tipo uma competição? Se não me engano se chama Além do Peso. Eu assisti alguns episódios quando a Maiara Russi estava participando, mas não vi mais nada de nenhuma outra edição. Os episódios que vi já me causaram profundo incômodo, mas um vídeo que assisti essa semana da nova edição me deixou extremamente angustiada.
Assistam neste link AQUI 



Gente, a vida é dura sim para o obeso. Existe uma pressão social, mas existe, principalmente, uma pressão pessoal.
Não acho que ninguém deva permanecer gordo se isso trouxer sofrimento, se não fizer sentido, se isso impedir o amor próprio. Cada um sabe da sua história, dos seus objetivos, dos seus sentimentos. 
Mas eu preciso dizer:
NUNCA, em hipótese alguma, aceite que alguém te diga que você é uma piada. 
Nenhum ser humano deve ser tratado assim. Nenhuma dificuldade deve ser chamada de PIADA.
"Bailarina com 160kg, você é uma piada". Isso ecoa na minha cabeça desde que assisti ao vídeo pela primeira vez.
Piada sou eu que com 65kg a menos não tenho disposição e coragem para fazer balé. Piada sou eu que ignoro alguns desejos importantes só por preguiça de realizá-los. Ser bailarina é a profissão dessa moça, e isso NUNCA é uma piada.
Piada é um indivíduo qualquer chegar e dizer "a verdade" sobre a vida de uma pessoa que ele conheceu há 5 minutos. E que verdade é essa? A verdade que ele quer ver ou a verdade que ela vive? 
Esse tipo de fala é o que, provavelmente, ela ouviu durante a vida toda dela e ainda assim teve coragem de enfrentar e aí chega um indivíduo qualquer e se acha no direito de OFENDER uma participante só porque ela está sendo paga para isso.
Minha preocupação maior é que as pessoas acabem acreditando que esse é o modelo correto de tratamento para a obesidade. Que passem a dizer ainda mais isso na rua para as pessoas gordas, como se já não ouvíssemos o suficiente.
Entendam de uma vez por todas: HUMILHAÇÃO não é incentivo para nada. A humilhação marca, traumatiza, paralisa as pessoas. 
Dei uma procurada e vi que a maioria dos participantes desse quadro nas edições antigas voltaram a engordar. Sabe porquê? 
Porque esse método de tratamento é errado, é sem fundamento, não é eficiente, não é saudável, não agrega sentido à vida da pessoa. Ali as pessoas se submetem à tortura psicológica em troca de dinheiro, não de emagrecimento. 
Não importa se você é gordo demais ou magro demais, alto demais ou baixo demais, tenha a voz grossa demais ou fina demais, tenha a característica que for... você NUNCA DEVE ACEITAR SER CHAMADO DE PIADA. 
Os participantes estão lá porque querem? Sim.
Os participantes são fortes para suportar isso? Talvez sejam.
Os participantes estão ganhando bastante dinheiro para se submetes à humilhação? Estão.
Mas o discurso de ódio e menosprezo que esse quadro tem é inadmissível. 
Não ensinem isso para seus filhos. Não permitam que eles assistam e acabem acreditando que é assim que um gordo deve ser tratado. 
A rede Record está fazendo um desserviço para a humanidade, se é que eles, neste momento, saibam o significado da palavra HUMANO. 
Quando vocês assistirem isso, por mais que estejam torcendo pelos participantes, não deixem de questionar o que está sendo feito. Em 2015 a gente não pode mais aceitar que uma pessoa de 160kg exercendo sua profissão tão amada seja taxada de PIADA.
Piada pra quem? 

Um beijo e espero que entendam meu ponto de vista.

2 comentários:

  1. Simplesmente arrasou, por isso te admiro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liiiiiiiiiinda, obrigada por passar por aqui!
      Também te admiro!

      Excluir

Vou adorar saber sua opinião!